terça-feira, 13 de junho de 2017

Simulado Lançamento Horizontal - Física

Simulado de Física - Laçamento Horizontal



1) (CEFET) Uma bola de pingue-pongue rola sobre  uma mesa com velocidade constante de 2m/s. Após sair da mesa, cai, atingindo o chão a uma distância de 0,80m dos pés da mesa. Adote g= 10 m/s, despreze a resistência do ar e determine: 


a) a altura da mesa.

b) o tempo gasto para atingir o solo.





2) (PUC-SP) Um avião, em voo horizontal, está bombardeando de uma altitude de 8000 m um destróier parado. A velocidade do avião é de 504 km/h. De quanto tempo dispõe o destróier para mudar seu curso depois de uma bomba ter sido lançada ? (g = 10 m/s²)




3) (F.C.CHAGAS-SP) Um avião precisa soltar um saco com mantimentos a um grupo de sobreviventes que está numa balsa. A velocidade horizontal do avião é constante e igual a 100 m/com relação à balsa e sua altitude é 2000 m. Qual a distância horizontal que separa o avião dos sobreviventes, no instante do lançamento ? (g = 10 m/s²).




4) (UF-BA) De um ônibus que trafega numa estrada reta e horizontal com velocidade constante de 20 m/s desprende-se um parafuso, situado a 0,80 m do solo e que se fixa à pista no local em que a atingiu. Tomando-se como referência uma escala cujo zero coincide com a vertical no instante em que se inicia a queda do parafuso e considerando-se g = 10 m/s², determine, em m, a que distância este será encontrado sobre a pista.


5) (CESGRANRIO-RJ) Para bombardear um alvo, um avião em voo horizontal a uma altitude de 2,0 km solta a bomba quando a sua distância horizontal até o alvo é de 4,0 km. Admite-se que a resistência do ar seja desprezível. Para atingir o mesmo alvo, se o avião voasse com a mesma velocidade, mas agora a uma altitude de apenas 0,50 km, ele teria que soltar a bomba a que distância horizontal do alvo? Considere g = 10 m/s²



GABARITO
1) a) 0,8 m ; b) 0,4 s
2) 40 s                         
3)  2000 m 
4)  8 m                         
5)  2000 m

Nenhum comentário:

Postar um comentário